Quem somos

O Beato Innovation District, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, é o principal distrito de inovação da Unicorn Factory Lisboa, desempenhando um papel central na estratégia da cidade em criar uma rede de pólos inovadores de relevo internacional. 

Lançado em 2016 como Hub Criativo do Beato transforma-se, durante 2024, em Beato Innovation District, acompanhando o crescimento da estratégia de posicionar Lisboa na liderança da inovação a nível internacional, e preservando os quatro eixos definidos aquando da sua concepção - Empreendedorismo; Indústrias Criativas; Inovação e Conhecimento; Startups, Scaleups e Global Companies.

Situado entre o centro histórico de Lisboa e a moderna zona do Parque das Nações, este projeto com cerca de 50 mil metros quadrados de área de construção e 13 edifícios finais, conta já com mais de 1.000 postos de trabalho e mais de 15 organizações nas áreas da inovação, criatividade, educação e restauração.

Prevê-se que, depois da conclusão das obras de reabilitação dos edifícios remanescentes, venha a receber, pelo menos, 3.000 postos de trabalho e, além de ser a casa da Unicorn Factory Lisboa, seja um epicentro de inovação constituindo assim um dos maiores projetos de empreendedorismo na Europa.

Modelo de Desenvolvimento

O plano de desenvolvimento e sustentabilidade económica define que os Parceiros selecionados são responsáveis pela recuperação dos edifícios, visando reduzir o investimento público, acelerar o desenvolvimento do projeto e adaptar os espaços às necessidades dos projetos a instalar. Os Parceiros, escolhidos com base em eixos de atuação, financiam integralmente a reabilitação e adaptação dos edifícios. O Município é responsável por garantir infraestruturas essenciais e a reabilitação dos espaços exteriores.

Os edifícios permanecem propriedade pública e são cedidos aos Parceiros em contratos de cedência de utilização de longa duração, podendo estes também, mediante o carácter do projeto, alocar a empresas que procuram espaços de trabalho, os chamados Residentes. Os promotores começam a pagar pelo uso do espaço depois de recuperarem o investimento, beneficiando de um período de isenção. A gestão e curadoria do espaço são da responsabilidade da entidade gestora, e, futuramente, os custos de programação, promoção, gestão e manutenção a ser partilhados pelos Parceiros com base num custo por m².

História

Noutros tempos, as freguesias do Beato e de Marvila faziam parte de uma zona rural pontuada por conventos e quintas senhoriais viradas ao rio Tejo. A revolução industrial veio substituir esta paisagem silenciosa por fábricas com máquinas a funcionar sem descanso, transformando a vivência dos bairros. 

Depois do Convento das Grilas, a Manutenção Militar nasce em 1897 com o objetivo de produzir e fornecer alimentação às tropas portuguesas. Tendo cumprido a sua missão durante 118 anos, dá lugar às novas e grandes mudanças do século XXI, hoje, no Beato Innovation District.

Timeline

  • Na antiga Quinta do Grilo, a Rainha Dona Luísa de Gusmão cumpre o seu desejo de fundar dois conventos da Ordem de Santo Agostinho, que ficaram conhecidos por Convento dos Grilos e Convento das Grilas. 

    As freiras Grilas contraem um empréstimo de 3000 cruzados, para obras no convento e construção de um moderno Armazém junto ao rio com cais de embarque. No entanto, em 1856 tiveram de o vender para pagamento das dívidas e juros contraídos pelo empréstimo. Este armazém faz parte de um dos edifícios de maior carisma do Beato Innovation District com as suas arcadas em pedra, hoje centro de inovação da Claranet em Portugal.

    Imagem

    © Armazém das Grilas - Arquivo Unicorn Factory Lisboa / André Vieira

1663 - 1885

  • A 11 de Junho de 1897 a Manutenção Militar foi fundada por decreto do Rei D.Carlos com o objectivo de produzir e fornecer alimentação às tropas, ficando dependente do Ministério da Guerra e subordinada à Administração Militar. 

    No início do século, coloca-se em prática a grande industrialização do projeto onde,  além das fábricas de moagem, pão, massa e bolacha, desenvolve-se a indústria de conserva, refinaria de açúcar, matadouro e salsicharia, moagem de café, tratamento de vinhos e fábrica de comprimidos (compressão de açúcar, café, sal e chocolate para transporte em campanha militar).

    Imagem

    © Fábrica de Pão -  Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1897

  • O fim da era a vapor como força motriz do complexo é marcada pela construção, em 1921, de uma Central Elétrica para abastecer energia a todas as fábricas. Este edifício de arquitectura industrial é hoje a casa da Browers Beato.

    Imagem

    © Central Elétrica - Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1921

  • A colocação do relógio elétrico no edifício principal virado para a Rua do Grilo foi um acontecimento importante, pois ajudava a marcar o tempo e a jornada de trabalho nas fábricas. Nasceu sob a forma de convento, foi residencial de oficiais do Exército, e em breve, será pautado pelo movimento de nómadas digitais do futuro projeto de Coliving do Beato Innovation District.

    Imagem

    © Edifício do Relógio - Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1932

  • Depois de ter servido duas grandes guerras mundiais e passando por renovações de foro tecnológico, logístico e social, a Manutenção Militar enfrenta, com a Guerra Colonial, o exponencial aumento de homens em campanha e teatro de guerra, obrigando-a a trabalhar 24h/dia para fazer face às necessidades. Durante este período, produziram-se cerca de 9 milhões de Rações de Combate distribuídas em esforço de guerra e abertura sucursais nas colónias portuguesas de Angola, Guiné, Moçambique e Timor.

    Imagem

    © Embalamento de rações para expedição - Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1961 – 1974

  • Surge a rede de supermercados e minimercados da Manutenção Militar por todo o país, onde são vendidos, a militares e suas famílias, os produtos produzidos nas fábricas. O supermercado do Beato foi o segundo a ser inaugurado e o último a encerrar, em 1993, tendo sido o seu espaço hoje transformado na  casa da equipa de inovação da Claranet em Portugal.

    Imagem

    © Supermercado - Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

 1961 – 1974

  • Construção dos Grandes Silos de Cereais com 40 metros de altura e capacidade total de armazenagem de 10.100 toneladas, destacam-se na paisagem e identificam o Beato Innovation District ao longe.

    Imagem

    © Grandes Silos de Cereais -  Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1974

  • O 25 de Abril, o fim da Guerra Colonial, e o fim do Serviço Militar Obrigatório em 1993, reduziram significativamente a necessidade de grande capacidade de produção. As toneladas de produtos que diariamente saíam das fábricas deixam de ter escoamento e consumo, levando à obsolescência das portentosas máquinas e decréscimo da produção, culminando no progressivo encerramento das fábricas. A última a encerrar foi a Fábrica de Pão, em 2011.

    Imagem

    © Fábrica de Pão - Arquivo Núcleo Arqueológico EGEAC / Museu de Lisboa

1974 – 2011

  • Com a extinção da Manutenção Militar em 2015 e a chegada da Web Summit à cidade, realiza-se um acordo de cedência da Ala Sul da Manutenção Militar por 50 anos entre o Estado Português e a Câmara Municipal de Lisboa, para a implantação de um projeto de inovação, tecnologia, criatividade e empreendedorismo. Nasce assim o Hub Criativo do Beato, com conceção, implementação e gestão da Startup Lisboa, com a missão de contribuir para o posicionamento da cidade na rota internacional de inovação.

    Imagem

    © Hub Criativo do Beato - Arquivo Unicorn Factory Lisboa / Carolina Mayer

2016

  • Depois de a Câmara Municipal de Lisboa ter adquirido em 2021 a propriedade da Ala Sul da antiga Manutenção Militar ao Estado Português e da nomeação de Lisboa como Capital Europeia da Inovação em 2023, a Unicorn Factory Lisboa, alavancada pela ambição de criar distritos de inovação com o objectivo de posicionar Lisboa na liderança da inovação a nível internacional, reflete esse crescimento também no projeto, transformando-o no atual Beato Innovation District.

    Imagem

    © Beato Innovation District - Arquivo Unicorn Factory Lisboa / Carla Pires / Helena Duque

2024

Empreendedorismo

Indústrias Criativas

Inovação e Conhecimento

Startups

Scaleups

Global Companies

Empreendedorismo Indústrias Criativas Inovação e Conhecimento Startups Scaleups Global Companies

Contactos

Horário
Aberto todos os dias,
das 07h30 às 02h00

Morada
Rua da Manutenção 71,
1900-500 Lisboa